segunda-feira, 5 de julho de 2010

VÁRZEA - RECIFE

SUA HISTÓRIA, E SUA GEOGRAFIA



            O bairro da Várzea é o 2º maior em extensão territorial do Recife, com 2.264,0 hectares de área. Suas terras foram as primeiras a serem repartidas entre os colonos portugueses que iniciaram a povoação de Pernambuco, na 1ª metade do século XVI.
            A área escolhida pelos portugueses para o plantio de cana-de-açúcar foi a Várzea do Capibaribe, ou seja, a beirada do rio. O 1º engenho do lugar foi o Santo Antônio e o que ficaria mais conhecido foi o Engenho São João. As terras eram férteis, com água em abundância e logo os engenhos se multiplicaram.

 
      Por volta de 1630, a Várzea do Capibaribe tinha 16 engenhos-de-açúcar em plena atividade. Na parte mais central das terras, à margem direita do rio, foi-se formando uma povoação, o povoado teve crescimento rápido e virou uma Freguesia sob a invocação de Nossa Senhora do Rosário. A 1ª capela da Várzea dataria de 1612.
        Tempos depois, precisamente em 1746, a Freguesia da Várzea contava com 2.998 habitantes, 18 capelas, 11 engenhos em atividade e 4 de fogo morto (ou seja, desativados). O açúcar produzido ali era transportado de barco pelo Rio Capibaribe até o Porto do Recife.
        No final da 1ª metade do século XIX, a povoação da Várzea virou uma disputada colônia de férias. As águas cristalinas do rio atraíam recifenses que vinham de todas as partes da cidade. Esses banhos (que diziam ter poder de cura) movimentaram o localidade até 1880, quando teve início a poluição do Capibaribe e a colônia perdeu força.


      Além da força econômica, a Várzea do Capibaribe também viveu importantes episódios históricos. Era no Engenho São João, por exemplo, que se discutiam planos de revolta contra os holandeses. E na Matriz da Várzea foi sepultado o corpo do índio Felipe Camarão, um dos heróis das batalhas que expulsaram os holandeses.
           O bairro da Várzea integra a 4ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-4), a Oeste da cidade, formada por um total de 12 bairros, e localizada entre os bairros do Curado, Cidade Universitária, Iputinga e Caxangá.
         Conforme dados do Censo IBGE, em 2000 a população da Várzea tinha uma renda média mensal de R$ 767,77.
Outros dados do Censo:
População: 64.512 habitantes
Densidade: 28,49 hab./ha


Nenhum comentário:

Postar um comentário